A partida clássica que todo iniciante deve conhecer
Análise da "Partida da Ópera" voltada para jogadores iniciantesSe você perguntar para qualquer Grande Mestre, ele quase certamente saberá de cor todos os lances desta partida, tamanha sua importância para o Xadrez.
Hoje eu quero trazer uma análise direcionada aos jogadores iniciantes. Isso porque, embora tenha sido extensamente analisada, já me deparei com dezenas de jogadores cometendo os mesmos erros que os adversários de Morphy nessa partida.
A ideia é focar nos seguintes temas:
- O que fazer na abertura
- O que fazer no meio jogo
- Cravadas e Sacrifícios
Se você estudar bem essa partida irá tirar ensinamentos valiosos para evoluir no xadrez.
Breve História da Partida
Em 21 de Outubro de 1858, enquanto assistia à ópera Norma, de Bellini, no Théâtre-Italien, em Paris, o gênio do xadrez Paul Morphy foi desafiado a jogar uma Partida de Xadrez contra dois jogadores: o duque Karl II de Brunswick e o conde Isouard. Imagine o clima! Certamente a atmosfera de cultura trouxe inspiração para essa obra de arte que entrou para a história do xadrez e segue de inspiração até hoje!
Exercício
Antes de começar, treine com o momento crucial da partida. Brancas jogam e ganham:
https://lichess.org/study/xq3gxYbf/wpewNsgI
A partida
Segue abaixo a partida completa com alguns comentários. A seguir, vou comentar os principais momentos que considero mais instrutivos com detalhes. Se os comentários da partida não estiverem aparecendo, clique nos tres pontinhos e em analysis board.
Se a partida estiver no final, volte com a seta para o começo
